quarta-feira, 27 de junho de 2007

Portifólio e ensino


O portifólio, é uma pasta individual onde são postados os trabalhos realizados pelo aluno no decorrer de seus estudos, seja este uma disciplina, um curso ou ao longo de um ciclo de estudos. De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é : ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”
Através deste, o professor pode ter uma real idéia do desenvolvimento de seus alunos e de suas dificuldades. No portifólio o aluno pode por suas opiniões, duvidas e questionamentos.Este material colecionado ao longo pode servir de aporte para pesquisas e outros trabalhos.
Os portifólios são trabalhos ilustrativos que representam os sentimentos, os pensamentos, habilidades, competências, é uma ferramenta educacional com a finalidade de passar uma visão total do conhecimento do aluno. Os portifólios são ainda um método de avaliação, de cooperação e participação, de integração entre aluno e professor.

Bibliografia

_HAMZE, Amelia. Os portfólios e os processos de ensinagem. Disponível em http://www.brasilescola.com/pedagogia/portfolios.htm . Acesso em 18 de abril 2007.

_BERTOCCHI, Sônia. Webfolio: o portfolio da era digital. Disponível emhttp://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=53 . Acesso em 18 de abril de 2007.






Fichamentos


Texto 1:

-A geografia na escola

A geografia, assim como sistema público de ensino são frutos do século XIX . Antes disso só os que tinham acesso ao ensino eram os nobres, considerados privilegiados.
A escola pública passa a ser defendida como um meio capaz de difundir os conhecimentos necessários a formação dos cidadãos.Sendo os homens considerados iguais, a instrução deveria se estender a todos, tornando-se universal.
Os burgueses viram na publicização da educação uma oportunidade para ascenderem como classe. Através da transfomação de súditos em cidadãos, poder-se-ia romper o modo de produção feudal e implantar o modo de produção capitalista, o que se consegueria pela educação.
Firmada ao longo do século XIX, a escola e a escolorização se deu no mesmo momento da consolidação do Estado Nacional, sendo assim as escolas européias assumiram um caráter nacional. A geografia foi incluida nos currículos escolares por motivos geopolíticos, " a geografia é antes de tudo a disciplina que permite pela descrição conhecer os lugares onde os acontecimentos se passam."
A Alemanha, foi o primeiro país a introduzir a geografia como disciplina do currículo escolar e universitário, sendo ensinada primeiramente por Kant, mas foi com Humboldt e Ritter que esta vai ser institucionalizada nas universidades.
A georafia moderna está vinculada a formação do Estado Nacional Alemão e a expansão do sistema escolar.
Esta geografia deixa de ser uma função estratégica e passa a desempenhar um papel ideológico.
Há dois tipos de geografia, a fundamental que está ligada aos conhecimentos políticos e militares e a geografia dos professores, que reproduz um saber sem utilidade (aparentemente) mas na realidade está ligado a motivações muitu evidentes.
A geografia pode fazer com que as pessoas percebam que há uma interelação entre o homem e a natureza e de homens entre si.

-Sugestão de aula

-Como daria uma aula de aproximadamente 50 minutos sobre este texto ?
Iria fazer uma aula expositiva destacando os principais pontos do texto, como por exemplo : como se deu a estruturação da escola pública, a introdução da geografia no currículo escolar, entre outros pontos o papel da geografia, dos geógrafos e o professsor de geografia no mundo atual.
E ao final da aula (últimos 20 minutos ) pediria que os alunos comentassem algo sobre o texto.


Texto 2:

As Transformações da Geografia no Brasil :Pesquisa , Ensino e Formação do Professor .
No ano de 1934,com a fundação da Faculdade de Filosofia da USP e do Departamento de Geografia em 1946 , simultaneamente a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros, a ciência geográfica iniciou seu desenvolvimento no Brasil, a associação tinha por interesse , integrar aqueles que quisessem conhecer melhor o país e as diretrises da Geografia .
Com a criação da Faculdade de Filosofia da USP , passou a existir no país o bacharelado em Geografia e não apenas o licenciado , antes quem lecionava geografia eram os acadêmicos de direito , engenheiros , médicos e seminaristas .
A Geografia surgiu como disciplina auxiliar da História , e desenvolveu-se com o crescimento da produção científica baseada em trabalhos de campo . Em 1942 , existia no curso três ramificações da Geografia : a Humana , a Física e do Brasil .
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), teve fundamental importância na produção de artigos sobre pesquisas Geográficas ; o Boletim Geográfico , foi um dos primeiros a se preocupar com o Ensino da Geografia .
A Geografia sofreu influência de vários pensadores , como : Karl Ritter , Friedrich Ratzel , La Blache , ...
Karl Ritter , historiador e filósofo , dizia que a geografia era o estudo dos lugares , realizou estudos comparativos entre regiões diferenciadas procurando explicar as formas de ocupação do território ; Já Friedrich Ratzel foi responsável pela propagação das idéias deterministas , ele reduziu o homem a um animal , sem considerar suas qualidades específicas ; Vidal de La Blache fundou a escola francesa deslocando o eixo da discussão geográfica da Alemanha para França . Ele criticava visão determinista de Ratzel e criou o possibilismo , para natureza , na perspectiva da paisagem , como um ser ativo que sofre influência do meio , mas que também o transformara .
No Brasil , na década de 70 , tiveram expressão trabalhos realizados pela fundação do IBGE .No país , como viviamos em um regime militar os saberes geográficos eram desviados , desvinculados da realidade.


Bibliografia

- Pontuschka, N.N. A Formação Pedagógica do Professor de Geografia e as Práticas Interdisciplinares. São Paulo, 1994. Tese (Doutarado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

Texto 3 -


Como escolher e organizar as atividades de ensino

O professor atual, diferente do que ocorria com os professores tradicionais tem uma importante etapa a cumprir antes de inciar a aula, ele tem de escolher a atividade que melhor se encaixa no conteúdo a ser exposto. Pois sabe que, dependendo do método que for utilizar os alunos podem se envolver ou não com o assunto tratado.
Para este texto não se encaixaria, por exemplo, apenas uma leitura e um trabalho escrito, como também um seminário, pois as idéias expostas pelo autor ficariam muito fragmentadas. O que caberia para este texto seria uma discussão entre os alunos, sendo esta dirigida pelo professor, onde o conteúdo seria melhor explorado.

Bibliografia:


_BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A. M. Estratégia de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.

Análise dos livros didáticos



Análise do livro da sexta série

Quanto ao sumário, o livro está dividido em unidades e subdividido em aulas. Essa divisão permite uma maior clareza sobre o conteúdo trabalhado no livro. A subdivisão em aulas proporciona um maior controle do tempo ao professor.
Ao final de cada aula o autor da sugestões de trabalhos em grupo, como pesquisas, debates, enfim, atividades que integram os alunos da sala e também de modo mais tradicional exercícios contendo questões relacionados ao tema.
Este livro é muito colorido e o autor faz uso de diversos mapas e fotos, tornando-se bem didático para a 6 série. O modo com os temas são abordados é de fácil compreesão, sem se tornar cansativo aos alunos.
A maioria dos livros didáticos destinados à 6 série comtempla como tema o estudo do espaço brasileiro.


Bibliografia


- PIFFER, Osvaldo. Estudando as paisagens: A produção do espaço brasileiro; IBEP, São Paulo.



Analise de livro didático da sétima série

O livro analisado de Igor Moreira da 7 serie do ensino fundamental como objeto de estudo o espaço americano.O sumário é conntituido de seis unidades e subdivididos em capitulos.
Primeiramente ele explica o espaço mundial para depois entrar no contexto dos países americanos. Aborda aspectos economicos, socias, politicos e fisicos dos paises desse continente.
È um livro que contém muitas ilustrações, mapas e fotos, o que facilita a compreensão do aluno.
O livro contém ainda o manual do professor, que mostra o objetivo de cada capitulo, as respostas dos exercicios das aulas e textos complementares para auxiliar o professor. Igor Moreira segue mais a liha tradicional na elaboração de livros didáticos.


Bibliografia


- MOREIRA, Igor. Contruindo o espaço Americano. Sâo Paulo, Editora Ática,1998.


Análise da Coleção de livros didáticos

Coleção: Geia, fundamentos da geografia

Autor: Demétrio Magnoli

1 - Listar os conteúdos

5ª série - paisagem e espaço geográfico:

I - A dinâmica da natureza
II- O espaço dos homens

6ª série – o território nacional brasileiro:

I - Espaço político e domínio naturais
II - Sociedade, trabalho e cultura
III - Unidade e diversidade

7ª série – Espaço mundial, ambiente e desenvolvimento:

I – Meio natural, sociedades e economias
II – Demografia, trabalho e consumo
III – Meio ambiente e desenvolvimento

8ª série – Espaço mundial e estados nacionais

I – A civilização européia
II – As civilizações do oriente
III – As sociedades africanas

2 – Abordagem da geografia:

A abordagem é crítica, o livro trata do território nacional de forma a desvincular uma visão que naturaliza o mesmo, mostrando que o território é fruto de sociedade de em movimento de produção da realidade em que se encontra ao longo da história.

3 – Quanto cada conteúdo é trabalhado

O autor trabalha um tema em cada série abordando mais os aspectos humanos mas não esquecendo dos físicos.
Na 5ª série trabalha mais os aspectos físicos retomando –os na 7ª série.
O autor trabalha bastante com a interação homem-natureza e a modificação do meio.

4 – Apresentar criticas da obra

O livro apresenta uma ótima estrutura para o ensino de 5ª série. O conteúdo trabalhado ajuda o aluno a ter uma visão critica da dinâmica da natureza e como o homem interfere no mesmo.
Os textos possuem uma linguagem de fácil leitura, com muitas fotos, gráficos e mapas, tornando a interatividade e dinâmica da aula muito maiores.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Plano de Aula


(aula de 50 minutos)


1) Tema: Os movimentos da nossa população – A imigração (aula25)
Referente à população brasileira.


Introdução


Apresentar os conceitos relacionados às (i)migrações brasileiras em uma aula em que os alunos se identifiquem e participem da aula como parte ou resultado desse processo. Isto se justifica pela importância do papel dos imigrantes na história do Brasil e de cada aluno, para que o aluno identifique os países de seus descendentes e saibam da influência destes para a cultura e população brasileiras, além de localizar no mapa as regiões que se destacaram por esse movimento, que são a Região Sul e a Sudeste.

Pré-Requisitos Necessários para o Aluno


- Interpretação de mapas;
- Noções básicas sobre o crescimento, distribuição e formação da população brasileira;
- Trazer de casa a resposta da pergunta: “Qual a sua descendência? Se possível país, estado e cidade.”

Objetivos (que esperamos do aluno após a aula)

- Conhecer a dinâmica do processo imigratório no Brasil;
- Aprender os conceitos de emigração e imigração e
- Entender a influência do processo nas vidas deles (alunos) como brasileiros
.


Desenvolvimento

- Explicar os movimentos do processo através da definição dos conceitos de emigração e imigração através das definições de um dicionário;
- Falar sobre as descendências dos alunos (através das respostas de casa) e sobre ‘quem são os imigrantes’, fazendo uma relação dos principais fatos históricos responsáveis pela imigração no Brasil e,
- Pedir a releitura (como lição de casa) das páginas 124, 125 e 126 e leitura da próxima aula.

Recursos Materiais


- Aula expositiva;
- Livro didático;
- Resposta da questão solicitada para desenvolvimento da aula e
- Interação entre o professor e os alunos em sala de aula.


Avaliação


A execução ou não da primeira tarefa pedida e se não, o motivo;
Participação e interesse do aluno em sala de aula;
Selecionar as cinco populações das quais mais existem descendentes entre os alunos da sala e dividir a classe em grupos para a realização de um trabalho sobre as populações definidas por sorteio.


Referências


_PIFFER, Osvaldo. Estudando as Paisagens. A produção do espaço brasileiro. São Paulo. IBEP.
_VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. O espaço social e o espaço brasileiro. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
_Dicionário da Língua Portuguesa.

Relatório de observação


Estágio de Observação - A Prática


Introdução


Este relatório tem o objetivo de demonstrar o que foi relatado durante o estágio da disciplina Estágio de Observação e Vivência Docente, ministrada pela Professora Doutora Rosely Sampaio Archela, realizado entre os dias 14 e 22 de maio do ano de 2007. O estágio foi realizado no Colégio Estadual Hugo Simas, nas aulas de geografia das salas de 1ºs colegiais durante as aulas ministradas pelo professor Ademir .


O estágio: as observações


O estágio teve ínicio no dia 14 de maio em uma sala do 1º colegial. Logo de ínicio pudemos observar que os alunos não eram bem comportados, o que ficou evidente com o tumulto causado pela presença de estagiários durante a aula. A escola tem uma política de tolerância de quinze minutos de atraso, o que faz com que se torne um pouco complicado o processo de chamada, o professor precisou de alguns minutos para fazer a sala ficar em silêncio para realizar a chamada e a cada momento era interrompido por algum aluno que chegava com atraso.


Após a realização da chamada o professor deu ínicio ao conteúdo a ser ministrado na aula, que tinha como tema: O conceito e o objetivo da reforma agrária. Logo o professor começou a ministrar a aula, que tem duração de quarenta minutos, o sinal para término desta bateu, mas deu tempo para que ele pudesse falar ao menos os conceitos, o que sabemos não é suficiente.


Nos outros 1ºs colegiais o tema trabalhado era o mesmo, visto que o professor fazia com que as turmas estavessem sempre uma acompanhando as outras, o que variava entre as turmas é que uma as vezes dava mais importância ao que o professor falava do que as outras, mas todas as turmas tinham problemas com alguns alunos relacionado com o comportamento, sempre tinha o engraçadinho, o que fazia perguntas sem nada a ver com o assunto de aula. O professor na maior parte das vezes em que os alunos se comportavam mal não os punia, pois tinha receio de que pelo fato de estarem sendo punidos, estes acabassem por abandonar a escola, fato que relatou ocorrer muito, pois a maioria dos estudantes do noturno trabalham o dia todo e quase nunca têm tempo para os estudos e quando são cobrados demais acabam por desistir dos estudos.


As aulas em sua maior parte são expositivas, foram poucas as aulas em que o professor utilizou outros meios didáticos, como: jornais (onde os alunos fizeram uma síntese sobre a matéria, que complementava o que o professor havia explanado na aula anterior), e retro-projetor(em uma atividade com duas questões para os alunos responderem durante a aula).


Durante o período do estágio estava ocorrendo na escola "A Semana Cultural", onde os alunos tiveram de elaborar trabalhos em forma de painéis e maquetes que contassem um pouco da história de Londrina e consequentemente do Colégio, que este ano completa 70 anos. Essas atividades acabaram por atrasar um pouco o conteúdo de uma das salas, mas o professor não viu maiores problemas nisso, pois considera que haverá tempo para recuperar essas aulas.


O Colégio : Hugo Simas


O Colégio Estadual Hugo Simas esta situado na área central de Londrina. Oferece tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio. É um dos colégios tradicionais de Londrina e este ano completa 70 anos de história e muito ensino.
O Colégio é grande, com uma boa infra-estrutura para atender as necessidades dos alunos como quadras poliesportivas, auditório, biblioteca( com espaço um pouco reduzido,mas tem ótimo acervo).Possui ainda alguns instrumentos didáticos como retro-projetores, mapas, tvs e vídeos; não se pode dizer que não podia ser melhor, pois o que falta é investimento do estado no ensino público e de qualidade, mas os alunos que ali estudam podem se orgulhar e muito do colégio
.


O Professor


O Professor nasceu em Marumbi, no Paraná em 1972. Seus pais moravam em Minas Gerais e eram agricultores. Com o auge do café no Paraná na década de 70, eles vieram atrás de melhores condições de vida. Ademir e seus pais mudaram para Londrina quando ele tinha 6 meses de vida.


Ademir é licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, onde também fez bacharelado e Especialização em Ensino de Geografia.
Hoje, leciona Geografia no Colégio Estadual Hugo Simas e em outras escolas, diz que adora o que faz e que dar aulas é uma paixão.