Texto 1:
-A geografia na escola
A geografia, assim como sistema público de ensino são frutos do século XIX . Antes disso só os que tinham acesso ao ensino eram os nobres, considerados privilegiados.
A escola pública passa a ser defendida como um meio capaz de difundir os conhecimentos necessários a formação dos cidadãos.Sendo os homens considerados iguais, a instrução deveria se estender a todos, tornando-se universal.
Os burgueses viram na publicização da educação uma oportunidade para ascenderem como classe. Através da transfomação de súditos em cidadãos, poder-se-ia romper o modo de produção feudal e implantar o modo de produção capitalista, o que se consegueria pela educação.
Firmada ao longo do século XIX, a escola e a escolorização se deu no mesmo momento da consolidação do Estado Nacional, sendo assim as escolas européias assumiram um caráter nacional. A geografia foi incluida nos currículos escolares por motivos geopolíticos, " a geografia é antes de tudo a disciplina que permite pela descrição conhecer os lugares onde os acontecimentos se passam."
A Alemanha, foi o primeiro país a introduzir a geografia como disciplina do currículo escolar e universitário, sendo ensinada primeiramente por Kant, mas foi com Humboldt e Ritter que esta vai ser institucionalizada nas universidades.
A georafia moderna está vinculada a formação do Estado Nacional Alemão e a expansão do sistema escolar.
Esta geografia deixa de ser uma função estratégica e passa a desempenhar um papel ideológico.
Há dois tipos de geografia, a fundamental que está ligada aos conhecimentos políticos e militares e a geografia dos professores, que reproduz um saber sem utilidade (aparentemente) mas na realidade está ligado a motivações muitu evidentes.
A geografia pode fazer com que as pessoas percebam que há uma interelação entre o homem e a natureza e de homens entre si.
-Sugestão de aula
-Como daria uma aula de aproximadamente 50 minutos sobre este texto ?
Iria fazer uma aula expositiva destacando os principais pontos do texto, como por exemplo : como se deu a estruturação da escola pública, a introdução da geografia no currículo escolar, entre outros pontos o papel da geografia, dos geógrafos e o professsor de geografia no mundo atual.
E ao final da aula (últimos 20 minutos ) pediria que os alunos comentassem algo sobre o texto.
Texto 2:
As Transformações da Geografia no Brasil :Pesquisa , Ensino e Formação do Professor .
No ano de 1934,com a fundação da Faculdade de Filosofia da USP e do Departamento de Geografia em 1946 , simultaneamente a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros, a ciência geográfica iniciou seu desenvolvimento no Brasil, a associação tinha por interesse , integrar aqueles que quisessem conhecer melhor o país e as diretrises da Geografia .
Com a criação da Faculdade de Filosofia da USP , passou a existir no país o bacharelado em Geografia e não apenas o licenciado , antes quem lecionava geografia eram os acadêmicos de direito , engenheiros , médicos e seminaristas .
A Geografia surgiu como disciplina auxiliar da História , e desenvolveu-se com o crescimento da produção científica baseada em trabalhos de campo . Em 1942 , existia no curso três ramificações da Geografia : a Humana , a Física e do Brasil .
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), teve fundamental importância na produção de artigos sobre pesquisas Geográficas ; o Boletim Geográfico , foi um dos primeiros a se preocupar com o Ensino da Geografia .
A Geografia sofreu influência de vários pensadores , como : Karl Ritter , Friedrich Ratzel , La Blache , ...
Karl Ritter , historiador e filósofo , dizia que a geografia era o estudo dos lugares , realizou estudos comparativos entre regiões diferenciadas procurando explicar as formas de ocupação do território ; Já Friedrich Ratzel foi responsável pela propagação das idéias deterministas , ele reduziu o homem a um animal , sem considerar suas qualidades específicas ; Vidal de La Blache fundou a escola francesa deslocando o eixo da discussão geográfica da Alemanha para França . Ele criticava visão determinista de Ratzel e criou o possibilismo , para natureza , na perspectiva da paisagem , como um ser ativo que sofre influência do meio , mas que também o transformara .
No Brasil , na década de 70 , tiveram expressão trabalhos realizados pela fundação do IBGE .No país , como viviamos em um regime militar os saberes geográficos eram desviados , desvinculados da realidade.
Bibliografia
-A geografia na escola
A geografia, assim como sistema público de ensino são frutos do século XIX . Antes disso só os que tinham acesso ao ensino eram os nobres, considerados privilegiados.
A escola pública passa a ser defendida como um meio capaz de difundir os conhecimentos necessários a formação dos cidadãos.Sendo os homens considerados iguais, a instrução deveria se estender a todos, tornando-se universal.
Os burgueses viram na publicização da educação uma oportunidade para ascenderem como classe. Através da transfomação de súditos em cidadãos, poder-se-ia romper o modo de produção feudal e implantar o modo de produção capitalista, o que se consegueria pela educação.
Firmada ao longo do século XIX, a escola e a escolorização se deu no mesmo momento da consolidação do Estado Nacional, sendo assim as escolas européias assumiram um caráter nacional. A geografia foi incluida nos currículos escolares por motivos geopolíticos, " a geografia é antes de tudo a disciplina que permite pela descrição conhecer os lugares onde os acontecimentos se passam."
A Alemanha, foi o primeiro país a introduzir a geografia como disciplina do currículo escolar e universitário, sendo ensinada primeiramente por Kant, mas foi com Humboldt e Ritter que esta vai ser institucionalizada nas universidades.
A georafia moderna está vinculada a formação do Estado Nacional Alemão e a expansão do sistema escolar.
Esta geografia deixa de ser uma função estratégica e passa a desempenhar um papel ideológico.
Há dois tipos de geografia, a fundamental que está ligada aos conhecimentos políticos e militares e a geografia dos professores, que reproduz um saber sem utilidade (aparentemente) mas na realidade está ligado a motivações muitu evidentes.
A geografia pode fazer com que as pessoas percebam que há uma interelação entre o homem e a natureza e de homens entre si.
-Sugestão de aula
-Como daria uma aula de aproximadamente 50 minutos sobre este texto ?
Iria fazer uma aula expositiva destacando os principais pontos do texto, como por exemplo : como se deu a estruturação da escola pública, a introdução da geografia no currículo escolar, entre outros pontos o papel da geografia, dos geógrafos e o professsor de geografia no mundo atual.
E ao final da aula (últimos 20 minutos ) pediria que os alunos comentassem algo sobre o texto.
Texto 2:
As Transformações da Geografia no Brasil :Pesquisa , Ensino e Formação do Professor .
No ano de 1934,com a fundação da Faculdade de Filosofia da USP e do Departamento de Geografia em 1946 , simultaneamente a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros, a ciência geográfica iniciou seu desenvolvimento no Brasil, a associação tinha por interesse , integrar aqueles que quisessem conhecer melhor o país e as diretrises da Geografia .
Com a criação da Faculdade de Filosofia da USP , passou a existir no país o bacharelado em Geografia e não apenas o licenciado , antes quem lecionava geografia eram os acadêmicos de direito , engenheiros , médicos e seminaristas .
A Geografia surgiu como disciplina auxiliar da História , e desenvolveu-se com o crescimento da produção científica baseada em trabalhos de campo . Em 1942 , existia no curso três ramificações da Geografia : a Humana , a Física e do Brasil .
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), teve fundamental importância na produção de artigos sobre pesquisas Geográficas ; o Boletim Geográfico , foi um dos primeiros a se preocupar com o Ensino da Geografia .
A Geografia sofreu influência de vários pensadores , como : Karl Ritter , Friedrich Ratzel , La Blache , ...
Karl Ritter , historiador e filósofo , dizia que a geografia era o estudo dos lugares , realizou estudos comparativos entre regiões diferenciadas procurando explicar as formas de ocupação do território ; Já Friedrich Ratzel foi responsável pela propagação das idéias deterministas , ele reduziu o homem a um animal , sem considerar suas qualidades específicas ; Vidal de La Blache fundou a escola francesa deslocando o eixo da discussão geográfica da Alemanha para França . Ele criticava visão determinista de Ratzel e criou o possibilismo , para natureza , na perspectiva da paisagem , como um ser ativo que sofre influência do meio , mas que também o transformara .
No Brasil , na década de 70 , tiveram expressão trabalhos realizados pela fundação do IBGE .No país , como viviamos em um regime militar os saberes geográficos eram desviados , desvinculados da realidade.
Bibliografia
- Pontuschka, N.N. A Formação Pedagógica do Professor de Geografia e as Práticas Interdisciplinares. São Paulo, 1994. Tese (Doutarado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.
Texto 3 -
Texto 3 -
Como escolher e organizar as atividades de ensino
O professor atual, diferente do que ocorria com os professores tradicionais tem uma importante etapa a cumprir antes de inciar a aula, ele tem de escolher a atividade que melhor se encaixa no conteúdo a ser exposto. Pois sabe que, dependendo do método que for utilizar os alunos podem se envolver ou não com o assunto tratado.
Para este texto não se encaixaria, por exemplo, apenas uma leitura e um trabalho escrito, como também um seminário, pois as idéias expostas pelo autor ficariam muito fragmentadas. O que caberia para este texto seria uma discussão entre os alunos, sendo esta dirigida pelo professor, onde o conteúdo seria melhor explorado.
Bibliografia:
O professor atual, diferente do que ocorria com os professores tradicionais tem uma importante etapa a cumprir antes de inciar a aula, ele tem de escolher a atividade que melhor se encaixa no conteúdo a ser exposto. Pois sabe que, dependendo do método que for utilizar os alunos podem se envolver ou não com o assunto tratado.
Para este texto não se encaixaria, por exemplo, apenas uma leitura e um trabalho escrito, como também um seminário, pois as idéias expostas pelo autor ficariam muito fragmentadas. O que caberia para este texto seria uma discussão entre os alunos, sendo esta dirigida pelo professor, onde o conteúdo seria melhor explorado.
Bibliografia:
_BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A. M. Estratégia de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário