quarta-feira, 27 de junho de 2007

Portifólio e ensino


O portifólio, é uma pasta individual onde são postados os trabalhos realizados pelo aluno no decorrer de seus estudos, seja este uma disciplina, um curso ou ao longo de um ciclo de estudos. De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é : ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”
Através deste, o professor pode ter uma real idéia do desenvolvimento de seus alunos e de suas dificuldades. No portifólio o aluno pode por suas opiniões, duvidas e questionamentos.Este material colecionado ao longo pode servir de aporte para pesquisas e outros trabalhos.
Os portifólios são trabalhos ilustrativos que representam os sentimentos, os pensamentos, habilidades, competências, é uma ferramenta educacional com a finalidade de passar uma visão total do conhecimento do aluno. Os portifólios são ainda um método de avaliação, de cooperação e participação, de integração entre aluno e professor.

Bibliografia

_HAMZE, Amelia. Os portfólios e os processos de ensinagem. Disponível em http://www.brasilescola.com/pedagogia/portfolios.htm . Acesso em 18 de abril 2007.

_BERTOCCHI, Sônia. Webfolio: o portfolio da era digital. Disponível emhttp://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=53 . Acesso em 18 de abril de 2007.






Nenhum comentário: