terça-feira, 26 de junho de 2007

Relatório de observação


Estágio de Observação - A Prática


Introdução


Este relatório tem o objetivo de demonstrar o que foi relatado durante o estágio da disciplina Estágio de Observação e Vivência Docente, ministrada pela Professora Doutora Rosely Sampaio Archela, realizado entre os dias 14 e 22 de maio do ano de 2007. O estágio foi realizado no Colégio Estadual Hugo Simas, nas aulas de geografia das salas de 1ºs colegiais durante as aulas ministradas pelo professor Ademir .


O estágio: as observações


O estágio teve ínicio no dia 14 de maio em uma sala do 1º colegial. Logo de ínicio pudemos observar que os alunos não eram bem comportados, o que ficou evidente com o tumulto causado pela presença de estagiários durante a aula. A escola tem uma política de tolerância de quinze minutos de atraso, o que faz com que se torne um pouco complicado o processo de chamada, o professor precisou de alguns minutos para fazer a sala ficar em silêncio para realizar a chamada e a cada momento era interrompido por algum aluno que chegava com atraso.


Após a realização da chamada o professor deu ínicio ao conteúdo a ser ministrado na aula, que tinha como tema: O conceito e o objetivo da reforma agrária. Logo o professor começou a ministrar a aula, que tem duração de quarenta minutos, o sinal para término desta bateu, mas deu tempo para que ele pudesse falar ao menos os conceitos, o que sabemos não é suficiente.


Nos outros 1ºs colegiais o tema trabalhado era o mesmo, visto que o professor fazia com que as turmas estavessem sempre uma acompanhando as outras, o que variava entre as turmas é que uma as vezes dava mais importância ao que o professor falava do que as outras, mas todas as turmas tinham problemas com alguns alunos relacionado com o comportamento, sempre tinha o engraçadinho, o que fazia perguntas sem nada a ver com o assunto de aula. O professor na maior parte das vezes em que os alunos se comportavam mal não os punia, pois tinha receio de que pelo fato de estarem sendo punidos, estes acabassem por abandonar a escola, fato que relatou ocorrer muito, pois a maioria dos estudantes do noturno trabalham o dia todo e quase nunca têm tempo para os estudos e quando são cobrados demais acabam por desistir dos estudos.


As aulas em sua maior parte são expositivas, foram poucas as aulas em que o professor utilizou outros meios didáticos, como: jornais (onde os alunos fizeram uma síntese sobre a matéria, que complementava o que o professor havia explanado na aula anterior), e retro-projetor(em uma atividade com duas questões para os alunos responderem durante a aula).


Durante o período do estágio estava ocorrendo na escola "A Semana Cultural", onde os alunos tiveram de elaborar trabalhos em forma de painéis e maquetes que contassem um pouco da história de Londrina e consequentemente do Colégio, que este ano completa 70 anos. Essas atividades acabaram por atrasar um pouco o conteúdo de uma das salas, mas o professor não viu maiores problemas nisso, pois considera que haverá tempo para recuperar essas aulas.


O Colégio : Hugo Simas


O Colégio Estadual Hugo Simas esta situado na área central de Londrina. Oferece tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio. É um dos colégios tradicionais de Londrina e este ano completa 70 anos de história e muito ensino.
O Colégio é grande, com uma boa infra-estrutura para atender as necessidades dos alunos como quadras poliesportivas, auditório, biblioteca( com espaço um pouco reduzido,mas tem ótimo acervo).Possui ainda alguns instrumentos didáticos como retro-projetores, mapas, tvs e vídeos; não se pode dizer que não podia ser melhor, pois o que falta é investimento do estado no ensino público e de qualidade, mas os alunos que ali estudam podem se orgulhar e muito do colégio
.


O Professor


O Professor nasceu em Marumbi, no Paraná em 1972. Seus pais moravam em Minas Gerais e eram agricultores. Com o auge do café no Paraná na década de 70, eles vieram atrás de melhores condições de vida. Ademir e seus pais mudaram para Londrina quando ele tinha 6 meses de vida.


Ademir é licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, onde também fez bacharelado e Especialização em Ensino de Geografia.
Hoje, leciona Geografia no Colégio Estadual Hugo Simas e em outras escolas, diz que adora o que faz e que dar aulas é uma paixão.













Nenhum comentário: