terça-feira, 26 de junho de 2007

Plano de Aula


(aula de 50 minutos)


1) Tema: Os movimentos da nossa população – A imigração (aula25)
Referente à população brasileira.


Introdução


Apresentar os conceitos relacionados às (i)migrações brasileiras em uma aula em que os alunos se identifiquem e participem da aula como parte ou resultado desse processo. Isto se justifica pela importância do papel dos imigrantes na história do Brasil e de cada aluno, para que o aluno identifique os países de seus descendentes e saibam da influência destes para a cultura e população brasileiras, além de localizar no mapa as regiões que se destacaram por esse movimento, que são a Região Sul e a Sudeste.

Pré-Requisitos Necessários para o Aluno


- Interpretação de mapas;
- Noções básicas sobre o crescimento, distribuição e formação da população brasileira;
- Trazer de casa a resposta da pergunta: “Qual a sua descendência? Se possível país, estado e cidade.”

Objetivos (que esperamos do aluno após a aula)

- Conhecer a dinâmica do processo imigratório no Brasil;
- Aprender os conceitos de emigração e imigração e
- Entender a influência do processo nas vidas deles (alunos) como brasileiros
.


Desenvolvimento

- Explicar os movimentos do processo através da definição dos conceitos de emigração e imigração através das definições de um dicionário;
- Falar sobre as descendências dos alunos (através das respostas de casa) e sobre ‘quem são os imigrantes’, fazendo uma relação dos principais fatos históricos responsáveis pela imigração no Brasil e,
- Pedir a releitura (como lição de casa) das páginas 124, 125 e 126 e leitura da próxima aula.

Recursos Materiais


- Aula expositiva;
- Livro didático;
- Resposta da questão solicitada para desenvolvimento da aula e
- Interação entre o professor e os alunos em sala de aula.


Avaliação


A execução ou não da primeira tarefa pedida e se não, o motivo;
Participação e interesse do aluno em sala de aula;
Selecionar as cinco populações das quais mais existem descendentes entre os alunos da sala e dividir a classe em grupos para a realização de um trabalho sobre as populações definidas por sorteio.


Referências


_PIFFER, Osvaldo. Estudando as Paisagens. A produção do espaço brasileiro. São Paulo. IBEP.
_VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. O espaço social e o espaço brasileiro. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
_Dicionário da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: